Por Cristiano França
(Instagram: cfeleito)
“Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal.” (Provérbios 1:33)
É triste constatar que o povo que diz ser de Deus não Lhe dá ouvidos. A cegueira espiritual é algo tão forte e maligno que até mesmo as ovelhas têm dificuldades para ouvir e receber a verdade deste Novo Pacto.
Jesus não titubeou ao falar da relação das ovelhas com a Sua voz:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem.” (João 10:27)
Mas o mesmo Jesus disse o seguinte a respeito da tradição religiosa — a maior responsável pela cegueira nos olhos espirituais do povo do Senhor:
“Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição...” (Marcos 7:13)
Com isso podemos entender que, ao invalidarem a Palavra — que é a voz de Jesus —, as tradições acabam, por assim dizer, bloqueando a mente das pessoas e, consequentemente, as impedindo de enxergar a revelação da Graça, apesar de ela ser tão evidente no texto bíblico. Paulo também falou deste terrível fenômeno:
“Mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido.” (2ª Coríntios 3:14)
É claro que, como sabemos, existem pessoas que jamais crerão em Jesus Cristo Ressuscitado, pois não são ovelhas e, portanto, possuem a incapacidade natural para receberem a Palavra:
“Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.” (João 10:26)
Mas há muitas ovelhas que, por tudo que já vimos até agora, estão com suas mentes encobertas e acabam não ouvindo o que Cristo tem a lhes dizer por meio do Evangelho da Graça.
Não é por acaso que o apóstolo dos gentios nos ensina a orar por aqueles que queremos que tenham os olhos espirituais iluminados; porque esta é a única forma de se rasgar o véu do sistema religioso, juntamente com a perseverança em pregarmos a Palavra Predestinada de Sabedoria:
“Não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que Deus (...) vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1:16-17)
Como vimos no versículo citado no início do texto, aqueles que dão ouvidos ao Eterno estarão tranquilos e não temerão o mal. Ou seja, quem abre a mente à Verdade de Deus (que em nosso contexto é a Palavra da Graça), se sentirá em segurança. E por quê? Porque as conquistas de Cristo pelo Seu povo nos dão uma firmeza inefável! E quando uma pessoa dá ouvidos ao Evangelho da Graça ela passa a enxergar todas as bênçãos espirituais com as quais nós já fomos abençoados (Efésios 1:3).
Vejamos alguns exemplos de conquistas que já temos através da Graça e que nos deixam seguros, principalmente no que se refere à nossa posição espiritual:
1) Nos sentimos seguros em relação ao império das trevas, pois já fomos libertos. (Colossenses 1:13)
2) Não tememos mais a condenação eterna, pois em Cristo, por meio de Sua Graça, sabemos que jamais seremos condenados. (Romanos 8:1)
3) Consequentemente, não tememos perder a Salvação eterna, pois estamos seguros nas mãos de Cristo. (João 10:27 e 28)
Estes ― e muitos outros exemplos ― demonstram o quanto a Graça nos dá total segurança e o quanto é triste uma pessoa não conseguir enxergá-la.
DEUS JÁ NOS ABENÇOOU!