Matérias - A GRATIDÃO APRAZA A DEUS | Ministério Graça sobre Graça




Home  l   Matérias  l  A GRATIDÃO APRAZA A DEUS
l
l
l




A GRATIDÃO APRAZA A DEUS

l l l


Por Cristiano França
(Instagram: @cfeleito)

 

“A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus COM GRATIDÃO em vossos corações.” (Colossenses 3:16)

 

Todos os seres humanos possuem más obras na carne e a maioria das debilidades da natureza humana prejudica apenas a própria pessoa. Assim, se tivesse que diferenciar os defeitos carnais, eu os colocaria em duas classes: os que prejudicam apenas o “dono” do defeito e os que prejudicam também as outras pessoas. Estes últimos, em minha opinião, são incomparavelmente piores, pois envolvem terceiros. E nesta classe dos piores defeitos a INGRATIDÃO tem da minha parte um grande destaque. Em outras palavras: para mim, a falta de gratidão é um dos defeitos mais terríveis que uma pessoa pode ter, pois, além de denotar uma péssima índole, normalmente faz brotar muita tristeza no coração de quem deveria receber gratidão e fica privado dela.

 

A gratidão é uma bela qualidade que, assim como o perdão, traz grande empatia entre as pessoas e ativa sentimentos muito positivos. Não é por acaso que a Palavra do Senhor é muito enfática quanto a este assunto. E por causa desta ênfase da Palavra em relação à gratidão, eu diria que esta qualidade no homem é uma das que mais dão prazer ao coração do Senhor.

 

Uma pessoa que tem a gratidão como característica é alguém que sabe reconhecer o esforço alheio a seu favor e é humilde o suficiente para saber que nós precisamos uns dos outros. E isto em relação a Deus deve ser ainda mais intenso, uma vez que nenhum ser humano fará algo por nós como Deus já fez. Por isso a insistência de Paulo em falar sobre a gratidão e em orientar as igrejas a serem gratas ao Pai:

 

“Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ações de graças.” (Colossenses 2:7)

 

“Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.” (2ª Coríntios 4:15)

 

“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças que se dão a Deus.” (2ª Coríntios 9:12)

 

E não é somente Paulo que nos ensina a sermos gratos ao Senhor por todos os benefícios que Ele nos concedeu — e ainda concede:

 

“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.” (Salmos 100:4)

 

Algo importante que devemos frisar é que a gratidão também é uma atitude de Fé, uma vez que devemos ser gratos desde o momento de nossas petições, ou seja, antes mesmo de vermos as bênçãos que pedimos ao Eterno serem manifestadas. O apóstolo Paulo deixa muito claro quando escreve aos Filipenses sobre a luta contra a ansiedade: a gratidão a Deus deve estar no coração assim que externamos ao Pai as nossas necessidades:

 

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graçasapresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6)

 

Nunca perca a oportunidade de agradecer o Senhor em TUDO (1ª Tessalonicenses 5:18), pois, como já dissemos, a gratidão é uma atitude de humildade e reconhecimento que certamente vem do homem interior (espírito) e por isso, sem dúvida alguma, agrada o nosso Pai. Portanto, jamais permitam que a carne os domine a ponto não serem gratos até mesmo pelas mais simples manifestações de Deus em suas vidas.

 

“E a paz de Deus (...) domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15)

 








Copyright © Grupo Alphanet Hosting 2024