Matérias - INIMIGOS POR DIZER A VERDADE? | Ministério Graça sobre Graça




Home  l   Matérias  l  INIMIGOS POR DIZER A VERDADE?
l
l
l




INIMIGOS POR DIZER A VERDADE?

l l l


Por Cristiano França
(Instagram: cfeleito)

 

“Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?” (Gálatas 4:16)

 

Paulo escreveu a carta aos gálatas com um intuito principal: fazê-los enxergar a grande heresia que eles estavam cometendo ao darem ouvidos ao sistema religioso daquela época — que invadiu a congregação com ideologias legalistas, impondo àquela igreja as malditas obras da Lei e, com isso, fazendo com que aqueles irmãos negassem o espírito da Graça.

 

Em sua epístola aos irmãos da Galácia é notória a insatisfação do apóstolo com as atitudes daquele grupo de eleitos que havia sido fundamentado no Evangelho da Graça pregado por ele:

 

“Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho.” (Gálatas 1:6)

 

Apesar de sua origem no genuíno Evangelho, aquela igreja estava se desviando da Verdade de Deus.

 

Como apóstolo e fundador daquela congregação, ao saber do desvio de conduta espiritual daqueles irmãos, Paulo se sentiu obrigado a abrir-lhes os olhos do entendimento acerca do grande perigo para a vida de quem se submete às obras da Lei. Ao enviar a carta de admoestação Paulo pergunta, com caráter retórico, se ele estaria se tornando inimigo dos gálatas por dizer a verdade a eles. Esta pergunta é pertinente, pois, lamentavelmente, as pessoas — a maioria delas, pelo menos — ficam muito iradas quando falamos sobre a Verdade do Evangelho para elas. Um dos relatos que mais recebo em minha caixa de e-mails ou via redes sociais é o seguinte: “Abençoado, fui falar da Graça para uma pessoa e só faltou ela me bater”. Muitas pessoas, inclusive, levam esta raiva para o lado pessoal, a ponto de cortarem relações conosco. Nem preciso ir muito longe para dar um exemplo disto que acabei de citar, pois grande parte da minha família de sangue, por causa da religião evangélica que professa, cortou relações comigo quase que totalmente, uma vez que eu não me submeti às mentiras de seu segmento religioso, a fim de que a Verdade do Evangelho permanecesse em minha vida (Gálatas 2:5). Hoje eu entendo o que Jesus de Nazaré quis dizer na passagem a seguir:

 

“Disse-lhe alguém: ‘Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo’. Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: ‘Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?’. E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: ‘Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe’.” (Mateus 12:47-50)

 

Não tem jeito. A Palavra sempre vai se cumprir (felizmente!). E Paulo deixou algo bem claro para aqueles que desejam viver piamente na verdade de Cristo — que é o Evangelho da Graça:

 

“E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.” (2ª Timóteo 3:12)

 

Não estou escrevendo sobre isto para desestimular os irmãos que lerão este texto. Ao contrário, quero estimulá-los a seguirem nesta caminhada de levar a Palavra em Graça adiante, mesmo que haja reações negativas de seus interlocutores. Porém, acredito que seja importante sabermos que a perseguição é algo inerente aos que se dedicam a levar a Graça ao mundo. E mais: certamente seremos considerados inimigos por causa da verdade que defendemos. Mas, apesar disso, não podemos recuar! Temos que seguir em frente, sabendo que muitos se voltarão contra nós; porém, muitos outros terão os seus olhos iluminados por meio da Palavra em Graça que estamos propagando.

 

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:11-12)

 

DEUS JÁ NOS ABENÇOOU!

 

 

 








Copyright © Grupo Alphanet Hosting 2024