Matérias - O ESPÍRITO SANTO NÃO FAZ “VISITAS” | Ministério Graça sobre Graça




Home  l   Matérias  l  O ESPÍRITO SANTO NÃO FAZ “VISITAS”
l
l
l




O ESPÍRITO SANTO NÃO FAZ “VISITAS”

l l l


Por Cristiano França

(Instagram: @cfeleito)

 

“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus HABITA em vós?” (1ª Coríntios 3:16)

 

Durante os anos em que pertenci ao sistema religioso evangélico convencional eu temi e me entristeci por “não ter o Espírito Santo” em minha vida. Ou melhor: por pensar que eu não tinha o Espírito do Senhor em mim. Temi, porque pensava que não seria salvo, pois no meu entendimento o Senhor ainda não me havia “batizado” com Seu Espírito. E eu me entristecia porque via algumas pessoas na congregação falando em “línguas” (as falsas “línguas estranhas” propagadas pelos pentecostais e afins) e eu não conseguia expressar os mesmos delírios supostamente espirituais (que são manifestações carnais, na verdade).

 

Segundo as tais denominações pentecostais e neopentecostais só possui o Espírito Santo e, consequentemente, só é batizado Nele quem fala em línguas, mas isto não é verdade. Paulo, o apóstolo que mais ensinou sobre os dons do Espírito, põe para fins de retórica as seguintes questões:

 

“Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? Falam todos em línguas? Interpretam todos?” (1ª Coríntios 12:29-30)

 

Evidentemente, a resposta para todas estas perguntas feitas pelo apóstolo é NÃO. Ou seja, assim como nem todos são apóstolos, nem todos são profetas e nem todos são mestres, nem todos falam em línguas estranhas (idiomas estrangeiros) pelo Espírito. O sistema religioso, erroneamente, conclui que só é batizado no Espírito Santo quem fala as falsas línguas pentecostais, porque na Igreja primitiva as línguas (as genuínas, que eram idiomas terrenos) foram o principal sinal de que o Espírito tinha batizado as pessoas. Porém, as línguas estrangeiras não eram o único sinal da presença do Espírito; eram apenas o mais visível. E só.

 

Os eleitos de Deus que nasceram a partir do Novo Pacto já nasceram com a Nova Aliança totalmente estabelecida e, claro, já vieram a este mundo batizados com o Espírito Santo de Deus. Assim sendo, obviamente, já nasceram possuindo a Sua santa presença habitando dentro de si. E é aqui que mora o grande problema da visão religiosa sobre a presença do Espírito na vida do povo de Deus.

 

Hoje em dia, por ainda terem suas mentes presas no Antigo Pacto, as pessoas no meio da religião não compreendem o conceito de habitação. Ou seja, por mais claro que esteja escrito na Bíblia que o Espírito do Senhor HABITA em nós (como vimos no versículo inicial), as pessoas continuam acreditando que o Espírito apenas “faz visitas” em suas vidas. Neste caso, pergunto: você faz visitas em sua própria casa? É claro que não! A visita vem à nossa casa, mas logo vai embora. Ora, nós somos a habitação, a casa, do Espírito de Deus; Ele mora em nós e jamais vai embora! Na Antiga Aliança as pessoas não gozavam da presença constante do Espírito Santo; elas apenas experimentavam pequenas e rápidas “visitas” quando Ele vinha sobre elas a fim de realizar algo muito específico. Por isso que era comum naquela época pedir a Deus que não retirasse o Seu Espírito (Salmos 51:11). Em pleno Novo Pacto não faz mais sentido dizermos que o Espírito apenas nos “visita” ou pedirmos que Ele não saia, pois O mesmo faz morada para sempre em nossas vidas. Não tenham dúvidas: a Promessa feita em Joel 2:28 já está cumprida.

 

SOMOS ABENÇOADOS!

 

PS: Recomendo a leitura do texto: “Selados para sempre desde o ventre”. CLIQUE AQUI para ler.

 








Copyright © Grupo Alphanet Hosting 2024