Matérias - RESPOSTAS EM GRAÇA SOBRE EFÉSIOS 6 | Ministério Graça sobre Graça




Home  l   Matérias  l  RESPOSTAS EM GRAÇA SOBRE EFÉSIOS 6
l
l
l




RESPOSTAS EM GRAÇA SOBRE EFÉSIOS 6

l l l


Por Cristiano França

(Instagram: cfeleito)

 

A passagem bíblica de Efésios 6:11-16, mal explicada e isolada do contexto bíblico, é muito usada pelo sistema religioso no combate à Palavra da Graça. Vamos observar os versículos e entendê-los à luz do genuíno Evangelho:

 

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (...) Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:11, 12 e 16).

 

Vamos analisar cada afirmação de Paulo nesta passagem e depois de tudo explicado entenderemos quem é o “diabo” e o “maligno” que aparecem, respectivamente, nos versículos 11 e 16.

 

“NÃO TEMOS QUE LUTAR CONTRA CARNE E SANGUE”

 

A nossa luta não é brigar com as pessoas. Não é uma guerra de armas em punho. A nossa luta é INTELECTUAL e nossas armas são a Fé e o conhecimento da Palavra. Confira o contexto bíblico:

 

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2ª Coríntios 10:5, NVI).

 

“MAS CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADES”

 

"Principados" vem de “príncipe”, ou seja, pessoa que possui eminência. Um líder, presidente, governador, prefeito etc. O Presidente dos EUA e o Papa católico, que é presidente do Vaticano, são exemplos de principados deste mundo atual. Os césares e governadores romanos eram os principais principados da época do início da Igreja.

 

"Potestades" vem de “poder”. São pessoas e/ou organizações que têm poder político e/ou financeiro. O Império Romano foi a maior potestade inimiga da Fé na época do princípio da Igreja.

 

“CONTRA OS PRÍNCIPES DAS TREVAS DESTE SÉCULO”

 

É notório nesta frase que Paulo realmente está falando de principados e potestades DESTE MUNDO MATERIAL. A frase “deste século” significa, literalmente, “deste mundo”. Não por acaso já vemos em muitas traduções bíblicas atuais as palavras “mundo tenebroso” no lugar de “século”. Está claro, então, que Paulo em Efésios 6 não está falando de nenhum suposto diabo espiritual, “demônios” etc.

 

“CONTRA AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE”

 

Assim como os césares, os líderes religiosos também eram (e ainda são) poderosos inimigos que lutam contra a verdadeira Igreja e contra o Evangelho.

 

Força ou hoste espiritual da maldade é toda e qualquer organização pretensamente espiritual que tenta impedir o avanço da Verdade do Evangelho ou que engana o povo de Deus e que conduz os eleitos do Pai ao erro e a viverem no engano religioso. Na Época de Paulo, por exemplo, a maior força espiritual da maldade eram os religiosos judeus (os judaizantes; defensores das obras da Lei), que impediam, inclusive, a pregação do Evangelho. Confira:

 

“...porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que OS JUDEUS lhes fizeram a eles, os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação...” (1ª Tessalonicenses 2:14-16).

 

“TOMANDO SOBRETUDO O ESCUDO DA FÉ, COM O QUAL PODEREIS APAGAR TODOS OS DARDOS INFLAMADOS DO MALIGNO”

 

Em algumas versões da Bíblia a palavra “maligno” aparece em maiúscula, como se fosse um nome próprio, mas não é. Isto se dá por causa da péssima tradução de algumas versões.

 

A palavra “maligno” no grego não significa um mal específico, personificado, ou seja, não é um "ser", mas o mal no sentido geral. Fica claro, portanto, que Paulo não está falando de ALGUÉM (um suposto ser espiritual), mas de ALGO impessoal. Deste modo, o “diabo” e o mal que vemos neste contexto eram os inimigos do Evangelho, mais especificamente o Império Romano com suas ciladas e perseguições e os religiosos (tanto judaizantes quanto os gnósticos) com seus "dardos inflamados" lançados contra a Igreja.

 

DEUS JÁ NOS ABENÇOOU!

 








Copyright © Grupo Alphanet Hosting 2024